Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A mensagem de Bahá'u'lláh vista pelo mundo!

Leon Tolstoi
Escritor e filósofo russo
Os ensinamentos de Bahá’u’lláh nos apresentam, agora, a forma mais elevada e pura do ensinamento religioso.

Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave.

Conheci os bahá’ís durante muito tempo e sempre me interessaram seus ensinamentos. Portanto, simpatizo com os ensinamentos bahá’ís de todo o meu coração, já que ensinam a fraternidade, a equanimidade e o sacrifício da vida material em favor do serviço de Deus.



Augusto Forel
Cientista e Psiquiatra suiço
Em 1920, conheci em Karlshure a religião mundial não confessional dos bahá’ís, fundada no Oriente há setenta anos por um persa, Bahá’u’lláh. Esta é a verdadeira religião do "Bem-Estar Social", sem dogmas ou sacerdotes, unindo a todos os homens deste nosso pequeno globo terrestre. Eu me tornei bahá’í. Que esta religião viva e prospere para o bem da humanidade. Este é o meu mais ardente desejo... Com toda segurança, chegará um dia em que haverá um estado mundial, um idioma universal e uma religião universal. O Movimento Bahá’í pela unidade da humanidade é, em meu apreço, o maior movimento hoje em dia que está trabalhando para a paz universal e fraternidade.



Rainha Maria da Romênia
O ensinamento bahá’í traz paz à alma e esperança ao coração... É como um amplo abraço que reune a todos os que buscaram, durante muito tempo, palavras de esperança. Aceita todos os Profetas anteriores, não destrói nenhum credo e deixa todas as portas abertas. Entristecida pela contenda contínua entre os crentes de muitas religiões e aborrecida pela intolerância de uns para com os outros, descobri nos ensinamentos bahá’ís o verdadeiro espírito de Cristo, que é tão amiúde negado e mal compreendido. A unidade em vez da dissenção, a esperança em vez da condenação, o amor em vez do ódio e uma grande confiança renovada para todos os homens. Hoje, mais do que nunca, quando o mundo se defronta com uma crise de confusão e intranqüilidade, temos que nos manter firmes na fé e buscar aquilo que une, em vez do que divide. Para aqueles que buscam a luz, os ensinamentos bahá’ís oferecem uma estrela que os guiará para a compreensão mais profunda, dando-lhes a certeza da paz e boa vontade para com todos os homens.



Arnold J. Toynbee
Historiador
Minha opinião é que (1) a Fé Bahá’í é, sem dúvida alguma, uma religião; (2) a Fé Bahá’í é uma religião independente, a par com o Islamismo, o Cristianismo e outras religiões mundiais. A Fé Bahá’í não é uma seita derivada de alguma outra religião; é uma religião independente e tem a mesma posição que as demais religiões conhecidas. Esta opinião se baseia tanto no estudo como em meu conhecimento pessoal dos bahá’ís.



Benjamin Jowett
Universidade de Balliol, Oxford
Este Movimento Bahá’í é a maior luz que apareceu no mundo desde o tempo de Jesus Cristo. Devem observá-lo e nunca perdê-lo de vista. É demasiado grande e está demasiadamente próximo para que esta geração o compreenda. Somente o futuro poderá revelar sua importância."



Eduardo Benes
Ex-Presidente da Tchecoslováquia
O Ensinamento Bahá’í é uma das forças espirituais absolutamente necessárias nestes momentos, para por em primeiro plano o espírito, nesta batalha contra as forças materiais... É um dos grandes instrumentos para a vitória final do espírito e da humanidade.
...
Estou mais convencido do que nunca que com o aumento da crise moral e política do mundo, devemos ter maior coordenação internacional. Faz-se necessária uma Fé, como a Causa Bahá’í, que pavimente o caminho para uma organização universal de paz.



Érico Verissimo
Escritor
Gostaria de caminhar sem pressa por suas ruas (de Haifa) e subir um dia, à hora do poente, os degraus de mármore que, por entre solenes ciprestes, me levariam até à porta do Templo Bahá’í... e talvez à salvação espiritual.
 


Edward G. Browne
Professor da Universidade de Cambridge
Não me foi preciso perguntar em cuja presença estava, enquanto me curvei diante Daquele que é objeto de uma devoção e um amor que os reis poderiam invejar e os imperadores almejar em vão! Uma voz cheia de dignidade e doçura convidou-me a sentar e prosseguiu:
‘Louvado seja Deus por teres atingido... Vieste ver um prisioneiro e exilado... Só desejamos o bem do mundo e a felicidade das nações; não obstante, nos consideram provocadores de luta e sedição, dignos de cativeiro e exílio... Que todas as nações se unam em uma mesma fé e todos os homens sejam fortalecidos; que cesse a diversidade de religião, e as diferenças de raças sejam anuladas - que mal há nisso?... E assim há de ser: essas lutas infrutíferas, essas guerras arruinadoras, hão de passar e a Paz Máxima há de vir... Vós na Europa não precisais disso também? Não foi o que Cristo predisse?... Vemos, entretanto, vossos reis e governantes gastarem os tesouros mais livremente com os meios da destruição da humanidade do que com aquilo que lhes pudesse proporcionar felicidade... Essas lutas, carnificinas e discórdias devem cessar, e todos os homens ser como uma família... Que o homem não se vanglorie pelo amor à pátria e sim pelo amor à sua espécie...’ Se não me falha a memória, foram estas as palavras que além de muitas outras, ouvi de Bahá’u’lláh. Que aqueles que as lêem julguem por si mesmos se o propagador de tal doutrina merece morte e encarceramento, e se é mais provável que o mundo ganhe ou perca com a sua difusão."


Mahatma Ghandi
A Fé Bahá’í é um consolo para a humanidade...



Hellen Keller
Educadora e escritora cega, muda e surda
A filosofia de Bahá’u’lláh merece a melhor atenção que nós lhe possamos prestar... Que tema mais nobre do que o bem do mundo e a felicidade das nações para ocupar nossas vidas? A mensagem da paz universal há seguramente de prevalecer. É inútil opor-se a uma idéia que contém a potência de criar uma nova terra e um novo céu, e de animar os seres humanos com uma santa paixão por servir."



T. K. Cheyne
Escritor, Professor da Universidade de Oxford
Eu deveria expressar minha própria adesão ao líder bahá’í em termos mais brilhantes. Se existiu algum profeta nos últimos tempos, é para Bahá’u’lláh que nos devemos voltar. O Caráter é o juiz final. Bahá’u’lláh foi um homem da mais alta classe - aquela dos profetas.



Charles Baldouin
Escritor
Escreve referindo-se aos ensinamentos de Bahá’u’lláh como sendo "um código de ética dominado pela lei do amor ensinada por Jesus e por todos os profetas. Nos mil e um detalhes da vida prática, esta lei está sujeita a diversas interpretações. A de Bahá’u’lláh é inegavelmente uma das mais compreensivas de todas, uma das mais elevadas, uma das mais satisfatórias para a mentalidade moderna..."



Dr. Glenn Schock
Cientista e Diretor do Departamento de Física do Colégio Wheaton, EUA
Aqui está um poderoso rio do conhecimento. Dirige-se tanto ao cientista quanto ao leigo. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh respondem ao desafio de nossa época frente a frente e oferecem soluções positivas e razoáveis. Tem sido uma valiosa descoberta para mim, como indivíduo.



Sir Herbert Samuel
Alto Comissário da Palestina sob o Mandato Britânico
Os bahá’ís são geralmente considerados como valiosos elementos na população, inteligentes, ordeiros, bem-educados, e acima de tudo, dignos de confiança. Como funcionários públicos ou como comerciantes, são muito estimados por serem livres de corrupção... pessoas de boa conduta, corteses para com o próximo. A Fé Bahá’í provoca o respeito e a boa vontade de seus vizinhos.



J. Tyssul Davis
Escritor, citado em seu livro "A League of Religions"
A Religião Bahá’í impôs-se porque satisfaz as necessidades de seu dia. Adapta-se ao vasto panorama de nosso tempo melhor que as antigas fés, rígidas e exclusivas... Aceita todas as grandes religiões como verdadeiras e suas escrituras como inspiradas... Seu ideal ético é muito elevado. O que impressiona o estudioso não é tanto a parte ética ou filosófica... mas a extraordinária reação que seu ideal despertou num tão grande número de pessoas, a influência poderosa que seu padrão de vida exerce sobre a conduta humana... Podemos dirigir a essa jovem religião uma mensagem de boas vindas completas. Não podemos deixar de reconhecer em sua atividade uma outra prova, um testemunho vivo em nossos dias, do trabalho do infatigável espírito de Deus nos corações dos homens...



George Townshend
Escritor, Ex-Conêgo da Catedral de St. Patrick, Dublin e Arquidiácono de Clonfert
A mais eloqüente prova de ser Profeta que alguém pode exibir, é a sua própria pessoa e a eficácia de Seu Verbo. Bahá’u’lláh reacendeu as chamas da fé e da felicidade no coração dos homens. Seu saber era inato e expontâneo, não adquirido em qualquer escola. A ninguém foi possível refutar ou resistir à sua sabedoria, e mesmo os Seus mais arraigados inimigos admitiam Sua grandeza. Todas as perfeições humanas foram Nele encarnadas. Sua força era infinita. Penas e sofrimentos só serviram para tornar mais sólidas Sua decisão e fortaleza. Como um médico divino, Ele diagnosticou o mal da época e prescreveu o remédio. Seus ensinamentos foram de âmbito universal e iluminaram toda a humanidade.



Gibran Khalil Gibran
Poeta libanês
Referindo-se ao filho mais velho de Bahá’u’lláh, ‘Abdu’l-Bahá disse: "Pela primeira vez vi uma forma suficientemente nobre para ser o recipiente do Espírito Santo." "Às 9 horas o desenho ficou pronto e o nobre ‘Abdu’l-Bahá" - O Exemplo Perfeito da Vida Bahá’í - "sorriu..." Em seguida ‘Abdu’l-Bahá disse-me em árabe: ‘Aqueles que trabalham com o Espírito trabalham bem. Você tem dentro de sí o poder de Alá.’ Em seguida citou Maomé: ‘Os profetas e os poetas vêem com a luz de Deus’, e tornou a sorrir. Em seu sorriso havia o mistério da aSíria, da Arábia e da Pérsia... Os seguidores de ‘Abdu’l-Bahá gostaram do desenho porque é um verdadeiro retrato de seu Mestre. Eu gosto dele porque é uma verdadeira expressão do meu melhor eu! É tão bom quanto o de Rodin; talvez, de certa forma, seja até melhor!"



Lazaro L. Zamenhof
Inventor do Esperanto
Referindo-se a ‘Abdu’l-Bahá, o exemplo perfeito dos ensinamentos de Bahá’u’lláh, disse: "Estimo muitíssimo a personalidade de ‘Abdu’l-Bahá e seu trabalho. Nele vejo um dos grandes benfeitores que a humanidade já produziu!"



Udo Schaeffer
Escritor alemão
A Fé Bahá’í, de acordo com sua própria interpretação não almeja ser uma reforma ou restauração do Islã, mas fundamenta sua origem em um novo ato de Deus, em uma nova efusão do espírito divino, em um novo convênio divino. A base da crença e da lei é a palavra divina revelada por Bahá’u’lláh.



Eça de Queiróz
Escritor português
Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Onde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras.



Conde Von Prokesch-Osten
Declarou que nutria grande "veneração" por Bahá’u’lláh, considerando-o "uma personalidade de grande distinção, conduta exemplar, grande moderação e uma figura muito dignificada".



A.L.M. Nicolas
Historiador e Representante Consular do Governo Francês no Irã, no século passado

Referindo-se ao Báb, o Profeta-Precursor de Bahá'u'lláh, escreveu:
Este é um dos mais magnificentes exemplos de coragem que a humanidade tem testemunhado e é também uma admirável prova do amor nutrido por nosso herói por seus semelhantes. Ele sacrificou-se pela humanidade, deu seu corpo e sua alma, sofreu provações, insultos, indignidades, tortura e martírio. Ele selou com seu sangue o pacto da fraternidade universal e como Jesus, deu sua vida como o arauto do reino da concórdia, justiça e amor por seu próximo.



Sir Valentine Chirol
Ex-Editor do The Times
Aquele movimento que testemunhou o nome apostólico do mártir religioso (O Báb), que foi condenado em Tabriz... é ainda uma força viva na Pérsia e é quase universalmente reconhecido. Socialmente, uma das mais interessantes conquistas do Babismo é a elevação da condição da mulher... O próprio Báb tinha uma mulher como discípulo, que tendo compartilhado todos os perigos das primeiras missões apostólicas, desafiou e morreu com coragem viril, como uma mártir. A nova dispensação deve ser lembrada como a continuação e o cumprimento das prévias dispensações Mosaica, Cristã e Muçulmana. Os judeus não esperam ainda o Prometido Messias, os cristãos a segunda vinda de Cristo e os muçulmanos pelo aparecimento do Mihdí? O Babismo é a manifestação que todos eles estão esperando...



Romain Rolland
Romancista e biógrafo francês, Prêmio Nobel de Literatura em 1916
Eu primeiro conheci o Baháismo em Genebra... Ela é ou deseja ser uma fusão de todas as religiões do Oriente e do Ocidente. Ela é acima de tudo uma religião ética, que não concebe a religião sem a prática e que busca estar de acordo com a ciência e a razão, sem cultos ou sacerdotes. O primeiro dever é que cada um tenha uma profissão: o trabalho é sagrado, é uma benção divina. Tenho observado uma analogia com a Ciência Cristã. Em meu espírito, eu prefiro o Baháismo. Eu o considero mais flexível e refinado. E ele oferece uma rica festa à imaginação poética. Suas raízes estão fincadas nos grandes sonhos metafísicos do Oriente... Existem também, algumas páginas luminosas nas palestras de ‘Saint-Jean D’Arc’ (O Esplendor da Verdade) de ‘Abdu’l-Bahá... Bahá’u’lláh, um prisioneiro, escrevendo e respondendo algumas epístolas de admirável beleza moral sob o nome de ‘O Oprimido’...



Mark Tobey
Pintor norte-americano
A Causa Universal de Bahá’u’lláh conduz o homem ao desenvolvimento de seus frutos, desafia-o e o atrai para ver a luz deste dia que é a unidade em toda a vida. Ela o despoja de lidar com a herança automática do meio ambiente, busca criar nele uma visão absolutamente necessária à existência. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh são em sí próprios, a luz com a qual podemos nos guiar na estrada da evolução. Certamente que nós falamos hoje em estilos internacionais mas eu penso que nós falaremos em estilos universais... O futuro do mundo deve ser a compreensão de sua unidade, que é o ensinamento básico que tenho encontrado na Fé Bahá’í e de cuja unidade, naturalmente se desenvolverá um novo espírito na arte, uma que é isso o que ela é. A arte é espírito e não apenas novas palavras e novas idéias.



José Hermógenes
Escritor, Pioneiro da Yoga no Brasil
Não existe no Irã somente a ira dos violentos e ignorantes, mas de lá vem a mensagem de verdadeira e luminosa paz, a que os bahá’ís reinvindicam. Exatamente porque a mensagem é de um ecumenismo irrestrito e pretende implantar a unidade das nações, não em proveito de um ismo, seja religioso, ideológico ou político, mas fundamentado em amor, auto-sacrifício, pureza, renúncia, justiça e verdade, desde seus primeiros dias, seus profetas e seguidores foram massacrados pelos violentos e ignorantes, que dispondo de poderes governamentais e inspirados por sua falsa interpretação de guerra santa, os martirizaram. O Báb foi exilado nas montanhas, depois em fortalezas e finalmente fuzilado em praça pública no estilo dos maus seguidores do Islã. Bahá’u’lláh, seu sucessor, foi encarcerado em Teerã e, em 1852, foi exilado, e na cidade prisão de ‘Akká, foi encarcerado por 24 anos. Em certa fase, vinte e cinco mil seguidores foram barbaramente trucidados... Em seu afã de profeta, Bahá’u’lláh escreveu inspiradas epístolas aos maiores estadistas e políticos de sue tempo, convocando-os para a unidade e paz da humanidade. Esta guerra contra a mentira, a ignorância, o egoísmo... na qual as armas são a verdade e o amor é a lição que o profeta da paz - Bahá’u’lláh, desde o século passado, de sua pátria, o Irã, lançou ao mundo.



Ervin Laszlo
Filósofo, Escritor, Editor da Enciclopédia Mundial da Paz e Membro do Clube de Roma
Há mais de cem anos Bahá'u'lláh, o fundador da fé Bahá'í, proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. O desenvolvimento histórico começa com o nascimento da família, a chegada à sociedade tribal, e continua, através da constituição da cidade-estado e de outras unidades políticas. Em tempos recentes estas unidades se têm expandido em nações soberanas e independentes. Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial e a fundação de uma civilização e cultura mundiais que permitirão uma infinita diversidade nas características de seus componentes.

Um governo mundial, consumação da evolução humana aparecerá através de períodos de transtornos. As diferentes etapas no desenvolvimento da humanidade se assemelham às etapas da vida de um indivíduo: o tempo presente caótico é comparado com a etapa da adolescência que antecede à culminação da maturidade.
Confinado durante a vida na colônia penal otomana de 'Akká, até fins do século dezenove, Bahá'u'lláh escreveu, advertindo que "os ventos do desespero" estavam soprando de todas as direções. A luta que divide e aflige a raça humana está aumentando; os sinais de convulsões iminentes podem discernir-se. Uns cem anos mais, seus seguidores, membros da rapidamente crescente comunidade mundial bahá'í atual, reconhecem esta tendência evolutiva não linear estão compromentidos a atuar de acordo com ela.
Deve ser agregado a esta resenha do humanismo inerente aos grandes sistemas de crenças, a doutrina da Fé Bahá'í, a mais nova e rapidamente crescente religião mundial. Fundamentada nos escritos do profeta persa do século XIX, Bahá'u'lláh, a doutrina bahá'í vê o conjunto da humanidade como uma unidade orgânica em processo evolutivo. Todas as grandes religiões e todos os seus profetas desempenham um papel na religião deste processo. Todas as revelações, de Abraão a Moisés, passando por Jesus, Maomé e Buda, funciona como marcos referenciais no caminho da humanidade para um estágio final de unidade e unicidade que ora se aproxima.


Friedrich Heiler
Teólogo Protestante Alemão
Bahá'u'lláh é o criador de uma nova religião. De um lado, a relação da Fé Bahá'í com o Islã é comparável àquela existente entre o Islã, o judaísmo e cristianismo. Classificar a Fé Bahá'í entre as seitas islâmicas ou sub-comunidades é tão inadequado como classificar o Islã de uma seita judaica ou cristã. O próprio feito de que Bahá'u'lláh, como portador da última e mais exaltada revelação, assuma a posição que o Islã tem reservado para Maomé, torna clara a independência da religião bahá'í em relação ao Islã. Como um fenômeno histórico, a religião bahá'í se situa, então, em um status igual ao das outra religiões universais: Hinduísmo, Budismo, Islã, Sikh e Cristianismo.



Gerhard Rosenkranz
Teólogo Protestante Alemão
A Fé Bahá'í é uma nova religião... de um ponto de vista histórico-religioso constitui desde suas primeiras origens um verdadeiro movimento profético... com a Fé Bahá'í nos deparamos, não com uma dessas pseudo modernas religiões que se encontra no Ocidente, com um movimento religioso original.



Helmut Von Glasenapp
Cientista e Teólogo
É verdade que a Fé Bahá'í tem suas origens no Islã, mas representa uma forma independente de adoração e não uma seita islâmica. De outra forma teria que se considerar o Cristianismo como uma seita judaica, uma vez que surgiu do Judaísmo.



Jean-François Mayer
Historiador Francês
Através de publicações e declarações bahá'ís se evidencia a aspiração e instauração da paz universal e o estabelecimento de uma nova ordem mundial entendida como um processo gradual que faz necessária hoje a interdependência de todos os povos. A Comunidade Mundial Bahá'í é considerada como a prefiguração desta era nova.



Pepe Rodríguez
Escritor e Jornalista Espanhol
A Fé Bahá'í é uma maneira atípica e privilegiada de viver a espiritualidade. Coloca o homem à altura de Deus e Deus à altura do homem porque para servir a um não é imperativo a destruição do outro. É uma religião que respeita a Deus e ao homem - em vez de utilizar Deus contra o homem, tal como é normativo na maioria das religiões estabelecidas - e isto a torna transcendente, crível e desejável aos olhos de qualquer pessoa interessada na prática religiosa... A história futura - sempre a inexorável verdade que que o tempo escreve e ninguém pode modificar nem alterar, dentro de alguns séculos, terá situado a Fé Bahá'í em sua verdadeira dimensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário